A crise do coronavírus, de uma forma geral, tem tornado as coisas mais complicadas para a maioria das pessoas. Falando sobre dependência química, as coisas também não são diferentes. Você gostaria de saber como lidar com dependente químico durante a pandemia? Então continue lendo, pois nós vamos te mostrar como fazer isso!
Pois bem, a primeira coisa que você precisa ter, se de fato quer saber como lidar com um dependente químico durante a pandemia, é a empatia. Não apenas durante a pandemia, mas em todas as ocasiões.
Porém, como dissemos que durante a pandemia as coisas se tornaram mais difíceis, você precisa ter uma dose maior de empatia.
Parece óbvio dizer isso, mas o que acontece é que muitas pessoas costumam julgar os dependentes químicos sem mesmo estudar o assunto, procurar entender a doença e como ela age e transforma cada indivíduo.
É verdade que um dependente químico pode ser uma pessoa difícil de lidar, pois uma de suas características principais é a negação da sua doença e de tudo que diz respeito ao uso abusivo de drogas e seus danos colaterais.
A pessoa que faz uso continuado de múltiplas drogas ou uma droga específica vive uma vida de isolamento e irresponsabilidade na maioria dos casos.
É um triste fato as dificuldades e desafios enfrentados por familiares, educadores e profissionais da área da saúde quando tentamos falar com um dependente químico ou um alcoólatra sobre prevenção, tratamento, abstinência de drogas e bebidas alcoólicas.
Mas isso não significa que você e sua família devem desistir de ajudar o dependente químico. São muitos os relatos de pacientes em recuperação dizendo que no começo não aceitaram e não queriam ajuda, mas que depois de muito esforço por parte da família, isso mudou.
Como lidar com dependente químico durante a pandemia: dicas de como proceder
Continuando a falar sobre o que você deve fazer para saber como lidar com dependente químico durante a pandemia, depois de empatia e procurar entender toda a situação, você precisa ter paciência.
Ter paciência e aplicar uma metodologia de comunicação clara, transparente e sobretudo prudente, torna as coisas menos difíceis.
Sim, é exatamente este o termo: “menos difíceis”. Nunca é fácil lidar com um dependente químico. Durante a pandemia, é menos ainda.
O isolamento social e todo o cenário envolvendo o coronavírus tem causado ansiedade nas pessoas. E isso fez com que alguns consumissem mais bebidas alcoólicas e também drogas ilícitas. Para saber mais detalhes sobre este assunto, você pode ler a notícia clicando aqui.
Voltando ao que você deve fazer para lidar com dependente químico, não ataque, julgue ou enalteça aquilo que ele ou ela deixa de fazer por si ou pelos outros devido seu uso de drogas.
O dependente químico não consegue ter um entendimento claro desta realidade.
Precisamos falar sobre suas qualidades, pois tirando os erros e problemas que as drogas trazem, todos têm suas qualidades.
Lembre-se que estamos lidando com um ser humano, e que ele está doente. Que a dependência química é uma doença biopsicossocial que atinge o indivíduo em todas as áreas da sua vida e contagiar negativamente suas relações familiares, sociais e profissionais profundamente.
Estas são as ações que você deve ter ao lidar com um dependente químico em qualquer situação. Mas durante a pandemia a atenção deve ser aumentada.
Se você precisa de auxílio profissional para lidar com a dependência química, entre em contato com o CT Rezende. Nós queremos te ajudar!