Dependência Química

Como parar de cheirar pó sozinho: passos simples para se livrar da cocaína

Quem cheira cocaína sabe o quanto difícil é o vício e o quanto faz mal. Descobrir como parar de cheirar pó sozinho é muito difícil, principalmente quando já se é adicto.

Nós somos o país que ora fica em primeiro, ora em segundo no consumo de cocaína, e isso é extremamente preocupante. Principalmente porque temos o pó mais barato do mundo, na média de 10 reais o saquinho.

Um estudo aponta que hoje, o Brasil é o segundo maior consumidor de cocaína no mundo. Com cerca de 2,8 milhões fazendo o uso da droga no último ano.

O relatório nacional de Álcool e Drogas da Unifesp aponta que 5,6 milhões de adultos e 442 mil menores entre 14 e 17 anos admitiram ter feito o consumo de cocaína, crack e mesclado.

Isso só demonstra o quanto a saúde mental do brasileiro tem se debilitado ao longo de anos. Contudo, pensando na solução será que dá para parar de usar pó sozinho?

Quais seriam os meios, os EVITES e quais atitudes uma pessoa que está dependente deve ter para melhorar e parar de usar? Continue a leitura e descubra!

O que é o pó e como ele age no corpo?

Antes de como parar de cheirar pó, é bom você entender o que acontece com o seu corpo quando você cheira cocaína.

O pó, ou a cocaína é uma droga altamente viciante que afeta o sistema nervoso central. Seus efeitos variam dependendo da quantidade, forma de uso e da frequência de uso. Alguns dos efeitos da cocaína no organismo incluem:

  • Euforia e aumento da energia;
  • Aumento da frequência cardíaca, pressão arterial e respiração;
  • Dilatação das pupilas;
  • Diminuição do apetite;
  • Agitação, irritabilidade e ansiedade;
  • Insônia e problemas de sono;
  • Tontura e vertigem;
  • Sudorese;
  • Paranoia e alucinações;
  • Aumento da libido.

A cocaína também pode causar danos graves à saúde física e mental, como problemas cardíacos, derrame cerebral, convulsões, danos ao nariz e ao trato respiratório, além de depressão e ansiedade.

O uso repetido de cocaína pode levar à dependência, e é importante buscar ajuda profissional para tratar a dependência de drogas e abuso de substâncias.

Além disso, se a pessoa usar muito durante longos períodos, ela pode desenvolver outras comorbidades como transtorno de ansiedade generalizada e TAB (Transtorno Afetivo Bipolar).

Leia Também: Como vencer dependência química em poucos passos!

Como parar de cheirar pó?

Para ter sucesso em como parar de cheirar pó você deve literalmente parar e pensar. Pode ser difícil, mas uma pessoa só consegue entender a dimensão dos problemas do uso de drogas quando ela analisa sua vida.

Parar de usar cocaína exige um grande esforço do usuário. Mas não é impossível, por mais difícil que seja parar de usar pó sozinho, ter algumas mudanças de comportamento podem resultar no sucesso.

O que você deve fazer ao parar de cheirar pó sozinho?

Não é impossível, mas se você quiser parar de cheirar pó sozinho terá que se esforçar bastante. Por isso, nós do CT Rezende vamos deixar essas dicas para você melhorar a sua conduta e evitar comportamentos de risco que façam com que você recaia.

Use os EVITES à seu favor

EVITES é um termo muito conhecido no meio de Narcóticos Anônimos. Ele se refere a lugares, pessoas e hábitos que temos que remetem ao uso. Assim, utilizar os evites no dia a dia pode ajudar bastante a você não cheirar pó ou a recair. Confira alguns exemplos:

  • não sair com dinheiro perto do horário de usar
  • evitar sair de casa no horário em que você usa
  • não passar perto de locais que incitam ao uso
  • não ficar próximo de pessoas que usam
  • se você sai do trabalho e compra, mude a rota!
  • se você se relaciona com uma pessoa que não apoia sua recuperação, REPENSE!
  • se você tem problemas com álcool, não entre no BAR
  • se você tem problemas com drogas pesadas (cocaína e crack) busque ajuda médica.

Esses são apenas alguns dos EVITES. Cada evite é personalizado, justamente porque cada pessoa é única.

Não ande com dinheiro

Não andar com dinheiro é uma boa solução. A pessoa que vai vender para você o “bagulho” não vai fazer no fiado e nem abrir uma caderneta para marcar cada vez que você compra um pino ou usa droga.

Então entenda uma coisa, evite andar com dinheiro. Até mesmo cartão de crédito e débito devem ser evitados, justamente porque você pode usá-los para sacar dinheiro. Previna-se! Deixe na mão de uma pessoa de confiança e evite sair com dinheiro.

Controle a ansiedade

É praticamente impossível controlar a ansiedade, mas dá! Para quem busca uma eficiente reabilitação é importante você aprender a controlar a ansiedade. Você não nasceu cheirando, então entenda como parar de cheirar pó vai te trazer uma vida normal!

Sendo assim, mude sua alimentação, evite tomar café e tome muitos chás inicialmente. Coma doces frequentemente próximos aos horários de uso!

Procure ajuda médica

Tá difícil? Não tá conseguindo parar de usar? Está gastando mais do que devia e não consegue? Então uma super técnica que vai te ajudar em como parar de cheirar pó é procurar ajuda médica! Com um apoio médico você já está dando um grande passo no recurso terapêutico!

Por exemplo, você passar com um médico com recorrência, pode ajudá-lo a criar ou traçar um plano de recuperação para você promover saúde! Com um médico você pode conseguir apoio medicamentoso no tratamento, o que diminui a ansiedade e mal humor na fase de abstinência.

Confira algumas classes de medicamentos usados no tratamento da dependência química:

  1. Agonistas de opiáceos: medicamentos que se ligam aos mesmos receptores do cérebro que a heroína e outros opiáceos, reduzindo os sintomas de abstinência e diminuindo o desejo pelo uso de opiáceos.
  2. Antagonistas de opiáceos: medicamentos que bloqueiam os receptores de opiáceos no cérebro, impedindo que a pessoa sinta os efeitos dos opiáceos e reduzindo o desejo de usá-los.
  3. Antidepressivos: medicamentos que ajudam a tratar a depressão, ansiedade e outros transtornos de humor que podem acompanhar a dependência química.
  4. Benzodiazepínicos: medicamentos que ajudam a controlar a ansiedade e a insônia que podem ocorrer durante a abstinência de drogas.
  5. Inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS): medicamentos usados no tratamento da depressão e da ansiedade, que podem ser prescritos para ajudar a aliviar os sintomas de abstinência.
  6. Medicamentos para o tratamento do alcoolismo: medicamentos como o dissulfiram, naltrexona e acamprosato que ajudam a controlar o desejo pelo consumo de álcool e a reduzir os sintomas de abstinência.

Procure o CAPS

Procurar o CAPS também pode ajudar bastante, principalmente por conta do apoio terapêutico e consequentemente mental. A dependência química é um transtorno mental, onde uma dor ou algum pensamento se torna um sentimento, o que reflete no comportamento de uso.

Por isso, nos Centro de Atenção Psicossocial, a pessoa pode ter os devidos cuidados para o tratamento da drogadição e cuidados terapêuticos.

Não consegue parar de cheirar pó sozinho? Fale com a CT Rezende

Está com dificuldades de como parar de cheirar pó sozinho? Está usando cada vez mais droga e nao consegue encontrar uma saída? Então fique calmo! Fale com um de nossos consultores, ou até mesmo terapeutas e agende uma visita em nossa unidade.

O CT Rezende  procura fazer um trabalho diferenciado, com foco em uma abordagem mais humanizada, na base de muito diálogo, amor e empatia por todos os nossos residentes. Sempre com um aspecto, com um clima familiar.

Renan Rugolo Ré

Publicado por
Renan Rugolo Ré

Postagens recentes

Vacina contra cocaína: o avanço da ciência contra dependência

A vacina contra a cocaína representa um marco na ciência médica brasileira, prometendo um novo…

% dias atrás

Como parar de jogar Tigrinho rápido: livre-se de jogos de azar!

Como parar de jogar tigrinho rápido é o desejo de muitos pais que percebem que…

% dias atrás

Adolescente usa drogas? Porque é nesta fase que muitos caem no uso?

Meu filho adolescente usa drogas? Essa é uma pergunta clássica muito comum que pais fazem…

% dias atrás

Este Website usa cookies

Saiba mais