Dependência Química

A atuação do psicólogo na dependência química

O uso de drogas não escolhe idade, gênero e nem orientação sexual, caso não tratado o vício pode levar a pessoa a ter sérios problemas no decorrer da vida. Assim, a atuação do psicólogo na dependência química se faz importante para identificar os gatilhos mentais que levam o indivíduo ao uso, então conheça todo o processo de reabilitação psicológica através do Centro Terapêutico Rezende.

O que são emoções?

As emoções são uma resposta do corpo aos estímulos externos e que envolvem experiências pessoais, comportamentais e fisiológicas, gerando sentimentos de prazer, descontentamento, ansiedade e outros. Normalmente são espontâneas e se manifestam através de reações físicas, e que por meio da interação do indivíduo com a vida, podem ser únicas.

Qual é o papel das emoções em nossas atitudes?

Como cada pessoa expressa sua emoção de maneira diferenciada, de acordo com o seu temperamento, personalidade e motivação, duas pessoas diferentes podem ao se deparar com uma mesma situação, sentir emoções diferentes e que implicam em atitudes distintas em suas vidas. Por isso, ter um diagnóstico de algum transtorno mental se faz importante para entender como um indivíduo enxerga a vida e o que leva ele a ter atitudes boas e ruins para si mesmo.

“Uma situação estressora pode fazer com que o organismo reaja numa reação de lutar ou fugir, o que é determinado pela emoção predominante naquele momento e a maneira como o cérebro administra as situações da vida perante esse tipo de situação. Medo, e vontade de fugir do problema é algo natural, mas prejudicam a tomada de decisão.” (Dra. Manoela Baldelin, psiquiatra e médica cooperada da Unimed Marília).

Emoções e drogas tem a ver com alguma coisa?

As drogas são o resultado, o subterfúgio e o aconchego para algum descontentamento, em síntese são a solução dos problemas do dependente químico. Por conta disso, a atuação do psicólogo na dependência química é extremamente importante porque ajuda o usuário a identificar quais são os sentimentos que fazem com que ele use a substância.

A maneira como cada pessoa que usa drogas enxerga o mundo é única, e identificar esses gatilhos emocionais é imprescindível. Assim, o psicólogo se faz importante no tratamento de pessoas usuárias de drogas, já que como a dependência química é um transtorno mental, combater as artimanhas da mente é válido.

Por que o paciente deve fazer o acompanhamento psicológico para a dependência?

Dentro e fora de uma clínica de reabilitação de drogas, o paciente deve fazer o acompanhamento psicológico para a dependência química. Assim, ao mesmo tempo que é introduzido o recurso medicamentoso para cuidar da ansiedade que leva ao consumo compulsivo e obsessivo da substância, é realizado o tratamento com psicólogo para identificar quais sentimentos e emoções estão envolvidos no ímpeto do uso.

Com o paciente calmo e responsivo ao tratamento pode enfrentar suas dores, traumas, medos e inseguranças que disparam a ansiedade e a reação em usar uma droga. O vício cresce em meio a turbulência emocional preexistente, gerando gatilhos emocionais únicos e que interferem diretamente em como o indivíduo se relaciona com o medo.

Confira abaixo alguns fatores emocionais comuns para que pessoas usem drogas com esse levantamento realizado pelo CT Rezende:

  • Ser submetido a abuso físico, emocional ou sexual na infância;

  • Exposição a estilos parentais distantes ou negligentes;

  • Vários casos de intimidação;

  • Ser vítima de violência doméstica;

  • Traumas;

  • Ter algum transtorno mental como TAG, TAB e esquizofrenia;

  • Ter um estilo de vida onde a ansiedade é muito presente;

  • Perder pessoas próximas e não saber lidar com a situação.

Pessoas que tiveram algumas dessas experiências podem não compreender como lidar com uma situação e buscarem no vício em drogas ou álcool, como um meio de esquecer ou de fugir de suas realidades. Lembrando que para que isto ocorra, sempre há um gatilho emocional envolvido, o que salienta a necessidade da atuação do psicólogo na dependência química.

O que é oferecido para o tratamento dentro de uma unidade?

Dentro do CT Rezende é oferecido um conjunto de soluções que viabilizem o recurso terapêutico na reabilitação do paciente dependente químico. Desde princípios básicos como a criação de metas diárias, tomar os medicamentos em horários corretos e trabalhar a responsabilidade. Confira o que a nossa unidade de reabilitação em sorocaba disponibiliza para o paciente:

  • 4 refeições diárias acompanhada por uma nutricionista;

  • consultas periódicas com o psicólogo da casa.

  • consultas periódicas com o médico conveniado a unidade;

  • laborterapia;

  • tratamento medicamentoso administrado via enfermeiro padrão;

  • reuniões de grupos de apoio (N.A. e A.A);

  • espiritualidade diária;

  • acompanhamento das atividades através de monitores.

Psicólogo no CT Rezende, aqui você pode contar!

A atuação do psicólogo na dependência química no Centro Terapêutico Rezende é excelente. Contamos com os melhores profissionais da área da saúde mental para o tratamento de pacientes dependentes químicos voluntários. Cuidar de quem precisa é um meio de prover mudança de atitudes e enfrentamento do lado emocional. Ajude quem precisa, cuide de quem você ama, entre em contato com nossos afiliados.

Renan Rugolo Ré

Publicado por
Renan Rugolo Ré

Postagens recentes

Dependente químico tem direito a benefício do INSS? Saiba como solicitar!

Internar um familiar consome energia, tempo e um orçamento que nem sempre fecha. A pergunta…

% dias atrás

Intoxicação por metanol: o guia essencial para reconhecer, evitar e agir rápido

Imagine beber algo aparentemente inofensivo e, horas depois, perder a visão ou até a vida.…

% dias atrás

12 sintomas de dependência emocional, consequências e tratamentos

A falta de autonomia pessoal pode gerar diversos desafios, justamente porque afeta a forma como…

% dias atrás

Este Website usa cookies

Saiba mais